Enfermeiro
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:Atenciosidade e Organização
Salário Médio:
R$ 1651,00
Custo Médio do Curso (valor mensal):
R$ 791,65
O enfermeiro, juntamente com o médico, são os principais profissionais que trabalham nos hospitais e clinicas. É função do enfermeiro realizar diversos tipos de atividades dentro do ambiente hospitalar: primeiros socorros a acidentados, elaboração de fichas médicas, exame preliminar de pacientes, montagem de curativos de todo tipo, aplicação de injeções, acompanhamento do quadro dos pacientes e também administração dos medicamentos prescritos pelo médico.O profissional de enfermagem também pode atuar ajudando a controlar os estoques de medicamentos e material hospitalar do hospital (bolsas de sangue, bolsas de soro, seringas descartáveis, etc…) e organizando para que eles sejam corretamente distribuidos aos pacientes em suas doses corretas. As principais características do profissional de enfermagem com certeza são a disciplina, organização e atenção (características bem próximas do profissional de medicina em si). A disciplina é necessária para cumprir corretamente os plantões e também distribuir a medicação, a organização é necessária para poder realizar essas tarefas de modo sistemático e sem erros e por fim a atenção é fundamental para detectar as melhoras e pioras do estado do paciente. O enfermeiro é o profissional mais próximo dos pacientes, que realiza o contato mais direto. A carreira de enfermagem tem acompanhado a evolução do tratamento das doenças e está evoluindo cada vez mais, tornando o profissional de enfermagem cada vez mais importante nos hospitais.
Grade Básica do Curso de Enfermagem
- Biologia
- Psicologia Básica
- Anatomia Humana
- Fundamentos da Enfermagem
- Enfermagem Cirúrgica
- Enfermagem Obstétrica
- Administração de Medicamentos (orais e injetáveis)
- Microbiologia
- Patologia
- Técnicas Avançadas de Enfermagem
Especializações da Carreira de Enfermeiro
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações da psicologia:- Enfermagem Geral: Especialização geral da carreira de enfermagem consiste no trabalho de cuidar dos pacientes dentro do hospital, acompanhando a evolução de suas doenças e realizando procedimentos clínicos.
- Enfermagem Geriátrica: Especialização da enfermagem onde o profissional cuida de idosos, o enfermeiro pode atender em clínicas especializadas, em hospitais ou então trabalhando na casa dos pacientes. Trabalha auxiliando os profissionais de geriatria.
- Enfermagem Médico Cirurgica: Nesta especialização o enfermeiro trabalha preparando os pacientes para cirurgias e também cuidados dos pacientes depois que saem das cirurgias. Trabalha auxiliando os cirurgiões.
- Enfermagem Pediatrica: Especialização onde o enfermeiro atua atendendo a crianças nos hospitais e também avaliando e acompanhando o desenvolvimento das mesmas. O enfermeiro pediatrico também pode atuar cuidando de recém nascidos, administrando incubadoras de bebês e orientando os pais quanto a técnicas saudáveis. Trabalha auxiliando os profissionais de pediatria.
- Enfermagem de Resgate: Na enfermagem de resgate, o profissional trabalha em carros de resgate prestando socorros a vítimas de acidentes, incêndios e todo tipo de fatalidade urbana. Trabalha auxiliando os paramédicos e os bombeiros.
- Enfermagem do Trabalho: A função do enfermeiro do trabalho é atuar nas empresas cuidando de funcionários acidentados ou então que tenham sofrido alguma lesão relacionada ao trabalho (L.E.R., por exemplo). Trabalham também com prevenção, especificando equipamentos de segurança para a diretoria e também para tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável em todos os sentidos.
Enfermagem: Aspectos Favoráveis
Assim como está acontecendo com todos os profissionais de saúde, com o aumento da expectativa de vida e o crescimento da classe média (que busca uma qualidade de vida melhor) estão surgindo cada vez mais clínicas e hospitais (principalmente particulares) o que tem aumentado bastante a procura por enfermeiros.Hoje em dia pode-se dizer que faltam enfermeiros especializados, grande parte das funções sendo realizadas por técnicos que não tem a mesma formação de um enfermeiro graduado. As áreas de enfermagem geriátrica e atendimento domiciliar de pacientes (em especial idosos também) também está abrindo muitas vagas para quem quer seguir esta carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário