terça-feira, 19 de abril de 2011

A famosa gravidez na adolescência.

O que é a gravidez na adolescência?

Gravidez na adolescência é qualquer gestação ocorrida em jovens de até 21 anos, que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada, nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.

Por que ocorre?

Na adolescência, nós jovens estamos passando por várias mudanças, estamos preocupados com a escola, qual profissão vamos seguir, o que faremos quando o colegial acabar e etc. Nessa fase da vida também é que acontecem os primeiros namoros e consequentemente as primeiras relações sexuais. Com o inicio da vida sexual, boa parte dos adolescentes não tem informações suficientes sobre como se prevenir contra uma gravidez indesejada e até como se prevenir das famosas DST’s.

O que fazer diante de uma situação dessas?

A melhor coisa a se fazer diante de um caso desses é manter a calma. A adolescência e a gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que normalmente acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade. O apoio da família é muito importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.  É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.

Como posso me prevenir?

Existem vários métodos para se prevenir contra uma gravidez indesejada, desde anticoncepcionais, camisinhas até pílula do dia seguinte. Existem muitos métodos que não são aconselháveis, como por exemplo: fazer tabelinha, pedir ao parceiro que utilize o coito interrompido (ação do homem de retirar o pênis da vagina durante a penetração para ejacular o sêmen fora), entre outras estratégias equivocadas, que passam de boca-em-boca como eficientes. O coito interrompido é outra opção que não convém, pois no momento máximo da excitação pode não dar tempo de realizar o procedimento ou mesmo que tudo ocorra bem bastaria que uma gotícula de esperma caísse na vagina para que houvesse risco de gravidez. A tabelinha também é um método arriscado, esse é um recurso usado como paliativo e sempre orientado por um médico e acompanhado de outros métodos contraceptivos. O fator regularidade do ciclo menstrual é fundamental, o que significa dizer que se o ciclo for irregular não dá para confiar nesse método. Diante disso só o acesso à informação, a educação, assim como a conscientização e a orientação para o uso de contraceptivos, são as únicas formas de combater e prevenir a gravidez na adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário